Nos dias atuais a procura de bem-estar e melhor qualidade de vida é um fenômeno mundial irreversível. Em função disso, um número crescente de pessoas está buscando modificar seu estilo de vida para diminuir os riscos a saúde. Dentre as várias mudanças encontradas nessa nova fase da vida encontra-se a prática regular de Atividade Física, entendida como todo movimento corporal voluntário, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso, sendo praticada por lazer ou com um objetivo a ser alcançado.
O profissional responsável pela prescrição e orientação dessas atividades é o Professor de Educação Física, e quando a atividade física passa a ser elaborada e orientada por esse profissional, torna-se o Exercício Físico, que é definido como seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a ser atingido. Essa orientação pode ser feita de maneira “generalizada” ou personalizada.
O treinamento físico personalizado é um conceito que gera muitas dúvidas, pois possui duas classificações semelhantes no nome, porém, diferentes em definição, o Personal Trainer e o Personal Training.
Antes de explicar a diferença real entre os dois tipos de serviço, devemos entender quais os benefícios para o cliente que contrata esse tipo de serviço:
- Na saúde: possibilidade maior qualidade e expectativa de vida, redução dos fatores de riscos para doenças, alteração positiva das taxas sangüíneas (colesterol, triglicerideos, glicemia) e maior eficiência de seu metabolismo;
- Na aparência: melhora do visual, da postura e controle da composição corporal;
- No trabalho: aumento da produtividade, combate ao estresse e as doenças profissionais (LER — DORT);
- No dia-a-dia: sensação de bem-estar, maior disposição para as atividades diárias, melhora na qualidade do sono e das funções digestivas;
- No comportamento: aumento da auto-estima, maior sociabilização.
Mas afinal, qual a diferença entre os dois? Personal Trainer ou Personal Training?
Personal = individual, particular, pessoal;
Training = treinamento, aprendizado;
Trainer = treinador.
Portanto, Personal Trainer, é o professor de Educação Física que acompanha seu cliente durante a execução de seus exercícios físicos, orientando e corrigindo certas posturas inadequadas, técnicas de execução, tempo de intervalo para descanso, controlando a aplicação da carga de treinamento a ser utilizada diariamente, etc. Já Personal Training, é o professor de Educação Física que planeja e prescreve o treinamento do seu cliente, porém sem acompanhá-lo durante sua execução, ficando as variáveis de treinamento físico citadas acima, entre outras, por responsabilidade de o cliente controlá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário