segunda-feira, 28 de março de 2011

PERSONAL TRAINER ou PERSONAL TRAINING

Personal Trainer Exercise Ball
Nos dias atu­ais a pro­cura de bem-estar e melhor qua­li­dade de vida é um fenô­meno mun­dial irre­ver­sí­vel. Em fun­ção disso, um número cres­cente de pes­soas está bus­cando modi­fi­car seu estilo de vida para dimi­nuir os ris­cos a saúde. Den­tre as várias mudan­ças encon­tra­das nessa nova fase da vida encontra-se a prá­tica regu­lar de Ati­vi­dade Física, enten­dida como todo movi­mento cor­po­ral volun­tá­rio, que resulta num gasto ener­gé­tico acima dos níveis de repouso, sendo pra­ti­cada por lazer ou com um obje­tivo a ser alcançado.
O pro­fis­si­o­nal res­pon­sá­vel pela pres­cri­ção e ori­en­ta­ção des­sas ati­vi­da­des é o Pro­fes­sor de Edu­ca­ção Física, e quando a ati­vi­dade física passa a ser ela­bo­rada e ori­en­tada por esse pro­fis­si­o­nal, torna-se o Exer­cí­cio Físico, que é defi­nido como seqüên­cia sis­te­ma­ti­zada de movi­men­tos de dife­ren­tes seg­men­tos cor­po­rais, exe­cu­ta­dos de forma pla­ne­jada, segundo um deter­mi­nado obje­tivo a ser atin­gido. Essa ori­en­ta­ção pode ser feita de maneira “gene­ra­li­zada” ou personalizada.

O trei­na­mento físico per­so­na­li­zado é um con­ceito que gera mui­tas dúvi­das, pois pos­sui duas clas­si­fi­ca­ções seme­lhan­tes no nome, porém, dife­ren­tes em defi­ni­ção, o Per­so­nal Trai­ner e o Per­so­nal Trai­ning.
Antes de expli­car a dife­rença real entre os dois tipos de ser­viço, deve­mos enten­der quais os bene­fí­cios para o cli­ente que con­trata esse tipo de serviço:
  • Na saúde: pos­si­bi­li­dade maior qua­li­dade e expec­ta­tiva de vida, redu­ção dos fato­res de ris­cos para doen­ças, alte­ra­ção posi­tiva das taxas sangüí­neas (coles­te­rol, tri­gli­ce­ri­deos, gli­ce­mia) e maior efi­ci­ên­cia de seu metabolismo;
  • Na apa­rên­cia: melhora do visual, da pos­tura e con­trole da com­po­si­ção corporal;
  • No tra­ba­lho: aumento da pro­du­ti­vi­dade, com­bate ao estresse e as doen­ças pro­fis­si­o­nais (LER — DORT);
  • No dia-a-dia: sen­sa­ção de bem-estar, maior dis­po­si­ção para as ati­vi­da­des diá­rias, melhora na qua­li­dade do sono e das fun­ções digestivas;
  • No com­por­ta­mento: aumento da auto-estima, maior sociabilização.
Mas afi­nal, qual a dife­rença entre os dois? Per­so­nal Trai­ner ou Per­so­nal Trai­ning?
Per­so­nal = indi­vi­dual, par­ti­cu­lar, pessoal;
Trai­ning = trei­na­mento, aprendizado;
Trai­ner = trei­na­dor.
Por­tanto, Per­so­nal Trai­ner, é o pro­fes­sor de Edu­ca­ção Física que acom­pa­nha seu cli­ente durante a exe­cu­ção de seus exer­cí­cios físi­cos, ori­en­tando e cor­ri­gindo cer­tas pos­tu­ras ina­de­qua­das, téc­ni­cas de exe­cu­ção, tempo de inter­valo para des­canso, con­tro­lando a apli­ca­ção da carga de trei­na­mento a ser uti­li­zada dia­ri­a­mente, etc. Já Per­so­nal Trai­ning, é o pro­fes­sor de Edu­ca­ção Física que pla­neja e pres­creve o trei­na­mento do seu cli­ente, porém sem acompanhá-lo durante sua exe­cu­ção, ficando as variá­veis de trei­na­mento físico cita­das acima, entre outras, por res­pon­sa­bi­li­dade de o cli­ente controlá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário