segunda-feira, 28 de março de 2011

Manual do ciclista urbano ajuda a encarar as ruas de bike

Aos poucos, o jovem brasileiro vai descobrindo a roda. Da bicicleta. Pedalar emagrece. Faz bem ao bolso e ao ambiente. Sem a chateação do trânsito, você vai chegar vapt-vupt no destino.

O Bike Anjo ( Bike Anjo acompanha ciclistas novatos no trânsito / bikeanjo.wordpress.com ), acompanha ciclistas novatos no trânsito Motivos para deixar o carro na garagem ou dispensar o buzão não faltam.

Mas também sobram razões para redobrar a atenção nas ruas de uma cidade grande. O ciclista urbano pode se sentir numa espécie de videogame. Para chegar ao fim da fase, precisa superar vários obstáculos no caminho. Há trechos que, de tão esburacados, mais parecem um queijo suíço. Ciclovias? Em falta. São Paulo, a maior cidade do país, só tem 37,5 km delas, contra cerca de 17 mil km da malha viária total, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Motoristas sem noção também são um perigo. Por pouco, o universitário Felipe Martini, 21, não sentiu isso na pele. Numa sexta-feira de fevereiro, ele tirou sua magrela de casa para se juntar a cerca de 150 ciclistas no asfalto de Porto Alegre. Deveria encontrar o grupo às 19 horas, mas chegou cinco minutos atrasado. Estava, portanto, um pouco para trás quando, de repente, um carro acelerou e atropelou 17 companheiros de pedalada. Era a galera do Massa Crítica, movimento que defende o uso da bike no trânsito. Uma vez por mês, eles se encontram e entoam palavras de ordem como "mais amor, menos motor" e "bicicleta é um carro a menos". Naquele dia foi diferente.
Na hora, Felipe ainda não tinha como saber que ninguém havia se ferido gravemente. "Estava um caos total. Meus amigos nem me cumprimentavam. Queriam ver se os outros estavam vivos. Teve pessoas voando!" Jogadas no YouTube, as imagens do atropelamento rodaram o mundo. O Código Brasileiro de Trânsito é claro: na ausência de pistas específicas para ele, o ciclista tem tanto direito de circular nas ruas quanto um carro. Melhor: tem até "preferência sobre automotores". Já a calçada é do pedestre. É mancada não desmontar da bike. Confira outras dicas para pedalar sem estresse.

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