sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ProtocoloTabata: 4 min intensos de exercício que podem mudar o corpo


Quanto tempo de exercício é suficiente para você ter resultado? Trinta minutos diários? Vinte? Quinze? Que tal 4 min? Só quatro. Parece pouco? Não se a intensidade for a maior possível. Segundo um estudo publicado pelo japonês Izumi Tabata em 1996, com apenas 4 min de exercício intervalado muito intenso (repetido por algumas semanas, claro), é possível obter melhoras tanto na capacidade aeróbia quanto na capacidade anaeróbia. O estudo é velho, mas o Tabata está na moda. 


O pesquisador Izumi Tabata, do instituto Nacional de Fitness e Esportes de Tóquio, ficou famoso depois de comparar os resultados de atletas que pedalaram numa bicicleta ergométrica por uma hora a 70% do VO2 máx. ao longo de seis semanas, cinco dias por semana, com os resultados de atletas que pedalaram bem menos: “apenas” sete ou oito sprints de 20 s na maior intensidade possível, com intervalos de apenas 10 s.

Qual exercício é melhor para emagrecer? Parte III



Steady state - o que vem a ser?

A tradução ao pé da letra é estado estável. Isso significa que seu corpo está em uma condição estável durante o exercício, ocasião em que a produção de energia e a organização das funções corporais estão suprindo a necessidade do exercício no momento.

Qual exercício é melhor para emagrecer? Parte II



Depois de quanto tempo realizando exercício aeróbio começamos a queimar gordura?

Esta pergunta envolve décadas de crenças erradas e opiniões controversas de inúmeros profissionais sobre o tempo de atividade necessária para a queima de gordura e emagrecer. Nesta matéria, vamos tentar esclarecer esta questão. Para obtermos uma visão mais ampla sobre esse assunto, faremos um breve relato sobre os sistemas energéticos do corpo humano e seus principais substratos. O corpo humano é uma maquina extremamente complexa, e para realizar diferentes tarefas possui diferentes sistemas de geração de energia.

Qual exercício é melhor para emagrecer? Parte I



Há muito tempo essa pergunta tem percorrido as academias e sendo feitas a muitos professores, uns preferem exercícios aeróbios, outros preferem exercícios com pesos. Nesta matéria vamos ver os benefícios de cada um para o corpo. Mas antes faremos uma revelação um tanto quanto assustadora, mais que os especialistas já sabem e às vezes ignoram.

Agachamento - Mitos e verdades sobre esse exercício

 
Ao longo de décadas foram cultivadas crenças e opiniões infundadas, baseadas em conhecimento empírico. Inúmeros praticantes de academia e até mesmo professores formaram opiniões sem base cientifica sobre esse exercício (agachamento). Nesta matéria, tentaremos esclarecer uma questão discutida  anos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Em busca da hipertrofia perfeita

A relação entre sobrecargas e o crescimento muscular que pode para alguns não ser fisiologicamente precisa já se conhece a muitos e muitos anos, gosto muito de citar o atleta Milo da grécia antiga. Milo era atleta de luta livre e para seu treinamento de força levantava um bezerro como exercício diario. Com o passar dos dias o bezerro crescia e com isso também aumentava a sobrecarga em seu treinamento. O resultado disso eram músculos maiores e mais fortes para que Milo pudesse suporta o treinamento e toda aquela sobrecarga.

Musculação ou exercício aeróbico?

O segredo está no equilíbrio, diz especialista
Hoje já se sabe que a musculação exerce um importante papel na promoção de uma vida saudável; e isso vale tanto para os homens quanto para as mulheres. Por envolver um trabalho mais individualizado – feito conforme as necessidades do aluno – os benefícios da musculação aparecem mais rápido. E com o surgimento dos resultados, aumenta a motivação e a disposição para enfrentar novos desafios.