sexta-feira, 22 de junho de 2012

Em busca da hipertrofia perfeita

A relação entre sobrecargas e o crescimento muscular que pode para alguns não ser fisiologicamente precisa já se conhece a muitos e muitos anos, gosto muito de citar o atleta Milo da grécia antiga. Milo era atleta de luta livre e para seu treinamento de força levantava um bezerro como exercício diario. Com o passar dos dias o bezerro crescia e com isso também aumentava a sobrecarga em seu treinamento. O resultado disso eram músculos maiores e mais fortes para que Milo pudesse suporta o treinamento e toda aquela sobrecarga.

Esse é o princípio da sobrecarga, sendo que no lugar de bezerros e touros, hoje trabalhamos com pesos, barras e máquinas modernas, mas para o mesmo objetivo que era o aumento de massa muscular. Ganho em força e resistência muscular são geralmente acompanhados de aumento em tamanho da fibra muscular.
Mas treinador, e quanto a hipertrofia nas mulheres?
Acontece que a hipertrofia muscular é regulada pelo hormônio testosterona que nos homens é encontrado em níveis muito maiores que nas mulheres. Por isso não é nada normal vermos mulheres tão grandes quanto os homens. Dessa forma meninas, penso que mulheres que fazem forte treinamento com pesos, não devem esperar ganhos maciços de volume muscular e sim focar seu treinamento e sua alimentação na qualidade e densidade de sua musculatura. O que aliás, ao meu ver, é o principal problema da malhação feminino, até pela mulher ter normalmente um percentual de gordura maior que o do homem, isso comparando duas pessoas com mesmo biotipo.
Temos em nosso organismo mais de 6oo músculos e muitos deles vêm em pares como é o caso dos biceps. Um em cada braço. Deixando bem claro que quando treinamos, o que aumenta é nossa massa muscular e não o número de músculos. Cada músculo desse é composto por milhares de fibras que se agrupam e formam feixes ou fascículos, esses feixes formam as células musculares ou fibras musculares e o aumento do tamanho dessa fibra se dá o nome de hipertrofia.
Lembre-se:
A compreensão mais completa, não só das ciências, como das demais coisas da vida nos ajudam na conquista sólida dos objetivos e, nossas tomadas de decisão tem mais clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário